Periodontia

A periodontia tem uma função primordial na saúde da boca, ela tem a função de salvar os dentes e dessa forma garantir a função e consequentemente a estética do sorriso. Normalmente a consulta de periodontia é aplicada para os casos mais severos relacionados a saúde das gengivas.

 

Saiba que em uma boca saudável, não acontecem sangramentos gengivais espontâneos ou que se repetem com frequência. Portanto quando isso acontece é fundamental procurar um dentista para entender o porque este sangramento está ocorrendo?

 

Para alguns tipos de sangramentos causados por uma inflamação gengival decorrentes do acúmulo da placa bacteriana, a profilaxia é a solução, pois remove a causa do sangramento que é a placa bacteriana. No entanto para os problemas causados pelo tártaro e que tem muitas vezes o envolvimento da estrutura óssea, ou seja, a causa do sangramento não envolve apenas a gengiva e já está comprometendo também o osso, apenas a consulta de profilaxia não será suficiente para resolver o problema.

 

Para estes casos a consulta de periodontia é fundamental, pois somente a remoção do tártaro e a correta instrução, para que o paciente mantenha uma higienização eficiente no dia a dia, será capaz de resolver o problema do sangramento relacionado ao tártaro e ao envolvimento ósseo. Essa consulta de periodontia é chamada de raspagem periodontal.

 

Uma inflamação periodontal pode elevar os fatores de risco para doenças do coração e também se torna uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes, por isso é fundamental que o tratamento faça a remoção cuidadosa do tártaro. O segundo passo é treinar o cliente para que ele mesmo remova a placa bacteriana no seu dia a dia de maneira meticulosa e sem machucar a região, a partir do uso correto de fio dental e de alguns tipos de escovas, que podem variar de pessoa para pessoa e de caso para caso.

WhatsApp chat