Especialidade da odontologia que recupera as formas do rosto ao reposicionar o maxilar e/ou a mandíbula deformados.

A retrusão e a protrusão, que são os deslocamentos para trás e para frente, respectivamente, na formação das bases ósseas da face, comprometem muito a aparência e a funcionalidade da região.

Para reposicionar a parte afetada, é realizado procedimento cirúrgico que, em conjunto com a ortodontia, coloca tudo na posição correta. Esse intercâmbio entre o cirurgião bucomaxilofacial e o ortodontista é fundamental para o sucesso do tratamento.

Só quem teve o problema e conseguiu normalizá-lo sabe como a vida muda após o tratamento.

Foi o que aconteceu com a estudante de Pedagogia e professora de inglês para crianças, Betina Vaz, de 22 anos, que se submeteu à técnica

Antes da cirurgia, evitava olhar meu rosto de perfil e queria que todos fizessem o mesmo. Mas, claro, era impossível! O problema passou a afetar muito a minha autoestima, principalmente na adolescência. Como uma espécie de compensação, comecei a cuidar excessivamente do corpo e do que vestia. Tudo tinha de estar perfeito. Para isso, não saía da academia e cuidava sistematicamente da minha aparência. Era como se fosse uma prisão. Sabia do tratamento ortognático, mas tinha medo da cirurgia e fui adiando até que, com 17 anos, resolvi marcar. Além da questão estética, tinha problemas de mastigação: não conseguia triturar direito os alimentos e os comia quase inteiros. Por causa disso, tinha muito problema de má digestão. Para complicar, sentia dores de cabeça fortíssimas, causadas pelo mau posicionamento do maxilar. Depois que resolvi esse problema, a vida deu uma guinada. Tudo melhorou. Agora, consigo mastigar até os alimentos pequenos, não tenho mais dores de cabeça e, claro, já não sou mais aquela neurótica em perfeição… Não me mato mais na academia nem me preocupo tanto com roupas. Me dei o direito de relaxar!

Betina Vaz

  • Rua João Lourenço, 564 Vila Nova Conceição - São Paulo
    Clínica de Odontologia Dentística (Estética) Multidisciplinar,
    Clínica Geral, localizada na Vila Nova Conceição, em São Paulo.
    CROSP/CL 12644. RT- CRO 83632. LUIS Eduardo Z.B. Calicchio.
  • Tel: (11) 3040-8884
  • Facebook Twitter LinkedIn Youtube Instagram
  • Agência Mestre