Primeira Consulta:
(11) 3040-8884
(11) 3040-8887
(11) 96172-9130
Ateliê Oral Kids

Bebês, Crianças e Adolescentes

Consultas preventivas
Pesquisas comprovam que crianças que realizam consultas preventivas desde os primeiros anos de vida minimizam de sobremaneira os gastos e estresse referentes a tratamentos odontológicos na infância e fase adulta.
O profissional irá utilizar cerca de 60 minutos para conversar com os pais sobre tudo o que se refere à saúde bucal do seu filho. Com informações corretas e baseadas em evidências científicas, os pais poderão praticar o que há de mais correto no dia a dia de modo a prevenir as doenças de forma eficiente.
Aqui em nossa clínica os pais entendem a real filosofia da prevenção, saindo conscientes de que não são os selantes nem as aplicações de flúor profissionais que irão prevenir Cárie nos seus filhos, mas sim os hábitos diários que são praticados no ambiente familiar. E sobre esses fatores que realmente causam ou previnem Cárie e problemas de oclusão é que a consulta é pautada.

A Cárie:
As idas regulares aoodontopediatra fazem parte da manutenção preventiva das crianças. Além de aprenderem a forma correta da higienização, o dentista está sempre atento a pequenas alterações que possam colocar em risco sua saúde bucal. Nossos odontopediatras analisam o Diário de Dieta da criança para entenderem exatamente como é a rotina alimentar do paciente.
A partir desse registro, o profissional avalia a chance da criança desenvolver cárie, ou seja, em que situação a dieta é capaz de provocar essa doença. Sabe-se que a alimentação desequilibrada, com excesso de carboidratos, é a principal causadora da Cárie.
Com essas informações o odontopediatra sugere os possíveis erros alimentares relacionados à doença e, eventualmente, encaminha a criança ao nutricionista para que a correção dos erros alimentares seja realizada.
No entanto, caso seja necessário realizar o tratamento, nossa equipe estará preparada com o que há de mais moderno em sistema anestésico (computadorizado) e materiais estéticos, com o mais importante de tudo: muita paciência e carinho.

Trauma dentário:
Tão comum quanto recebermos crianças com Cárie, as visitas por motivos de traumatismos dentários são frequentes em nosso dia a dia. As crianças entre um e três anos são particularmente expostos a traumas dentários já que não utilizam as mãos com rapidez para defender o rosto durante uma queda. Ao mesmo tempo, a consulta odontológica é fundamental para diagnóstico do trauma (existem 14 tipos de repercussões imediatas), radiografia, acompanhamento e eventual tratamento, tanto para manter o dente de leite, evitar repercussões para o dente permanente como para reabilitar as crianças de uma perda precoce.

Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia:
Hábitos como chupeta e sucção de dedo de forma prolongada, são os maiores causadores de alterações ósseas na infância. Além disso, a respiração bucal, comum em muitas crianças, potencializam esses defeitos. Uma vez adquiridas, elas devem ser corrigidas com o uso de aparelho ainda enquanto houver os dentes de leite, já que o osso é que será prejudicado durante o crescimento.
Os aparelhos removíveis são utilizados conforme orientação profissional e as alterações são corrigidas em harmonia com o crescimento da criança. Caso os dentes permanentes cresçam na boca com o osso deformado por hábitos, eles não se tocarão da forma adequada, propiciando outra séria de problemas, inclusive na mastigação.